segunda-feira, 16 de abril de 2018

Seis desculpas para não ir à igreja (3)

Há Muitas coisas que eu não entendo
Introdução
   Ouço muito as pessoas falarem que o grande empecilho de não ir a igreja é a complicação de sentirem-se a vontade, hora de sentar, de levantar, não conhecem as músicas, não sabem bater palmas, não compreendem o linguajar "igrejês", não conseguem entender a linguagem da Bíblia, pois é difícil de entender, e por aí vai.
I - O Princípio sempre é difícil - quando entramos em um ambiente desconhecido, o desconforto em não saber como proceder é normal, mas com o tempo, a pessoa se acostuma e pega o jeito, todavia, tem que haver frequência, para que a timidez inicial saia 
    Na escola, no trabalho, em outra cidade, sempre que temos que iniciar algo novo sempre nos sentimos um pouco deslocados, mas com o passar do tempo tudo se ajeita.
II - Não entendo a Pregação - Assim como tudo na vida, devemos nos esforçar para entender aquilo que estamos ouvindo, com a pregação não é diferente; até mesmo o Senhor Jesus quando ensinava por parábolas seus discípulos não entendiam, mas perguntavam depois a ele em separado, para entender o que na hora da mensagem lhe havia escapo do sentido verdadeiro do que era ensinado (Marcos 4.33,34). até mesmo quando falava abertamente muitas vezes não era entendido, nem por isso, os discípulos o abondaram, os verdadeiros discípulos de Jesus pedem entendimento (Tiago 1.5)

III - Não entendo a Bíblia - Muitas pessoas reclamam que a linguagem da Bíblia é de difícil entendimento. Em partes concordo, porém, quem quer aprender sempre vai superar as dificuldades, e a grande dificuldade do Brasileiro é a leitura e escrita, o Brasileiro não sabe mais entender o que lê e não sabe mais escrever, aqui reside o problema.
   Outra solução adequada para quem realmente quer entender a Bíblia são as diversas traduções encontradas nas livrarias, Bíblias de Estudo, com linguagem mais simples (desde a NVI a NTLH), para aqueles que realmente tem muitas dificuldades tem a Bíblia do Bebê inclusive, que vem com gravurinhas.
   Quando se tem vontade, se consegue as coisas, mas na falta de vontade tudo são desculpas. hoje em dia, qualquer pessoa tem condição de conseguir conhecimento erudito sem sequer sair de dentro de casa.
Conclusão
   Quando uma pessoa recebe um documento que lhe é importante e não consegue entender corre para todos os lados procurando alguém que lhe explique, normalmente alguém capacitado para tal coisa, será que para com a Bíblia e para com a igreja é diferente, se for, não seria por falta de vontade?

Nenhum comentário: