segunda-feira, 2 de abril de 2018

Insulte-me se assim o desejar, mas ouça.

   Gosto dos clássicos, mas confesso, nem sempre os posso ler, mas quando os leio, procuro conexões do viver antigo e contemporâneo. As palavras do título deste pequeno artigo, são de Temístocles, e eu pedi licença literária para usá-las como se fossem minhas.
   Temístocles foi contemporâneo do famoso orador ateniense Demóstenes também conhecido como 'O Leão de Atenas'. o Livro Demóstenes é fabuloso, e, a cada linha sinto a certeza de que a verdade a história é cíclica, não necessariamente com o mesmo povo, mas com outros que, não aprendem com a história e acabam caindo em erros já cometidos milhares de vezes antes, o sábio Salomão já havia ensinado isso a muito tempo atrás "O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol". (Eclesiastes 1.9).
   Demóstenes Lutava contra a opressão que ditadores já impunham à humanidade e o perigo agora era sobre Atenas. O que fazer? Ceder a Filipe da Macedônia que destrói cidades? Como combater tamanho adversário, que todos os meios tem em suas mãos? A Luta contra a Macedônia não seria um atestado de óbito assinado?
   Todas as indagações acima devem ter passado pela mente dos governantes. Aceita-se o jugo para "viver" em paz ou reagir porque vida na escravidão não é vida? Demóstenes arremata ao declarar: "O Fim dos povos covardes! não será outro o que nos espera se continuarmos nesta política oportunista e conciliatória. Temos que reagir, logo, antes que seja tarde"[1].  A covardia à ação leva a escravidão.
   Hoje em dia os tempos são bem semelhantes aos tempos de Demóstenes. Corrupção; medo do aparelhamento dos poderosos, os meios de comunicação são as armas que os tiranos do século XX e XXI sempre adoraram, veja a Russia, China, Alemanha Nazista, e muito bem percebido pelos políticos e autoridades brasileiras.
   Será que a Luta pela liberdade de expressão é um atestado de óbito? Ser pensante é sofrer o risco de assassinato de reputação por crime de Sincericídio?[2]. A Justiça ainda existe em nossos dias? A resposta mais adequada é: justiça para quem ainda existe? Há pessoas que aparentemente estão acima da Lei e os que deveriam ser exegetas e hermeneutas da legislação tornaram-se em "deuses" cujas palavras devem ser veneradas, mesmo quando violentam a lei que deveriam guardar em segurança.
   Estamos acostumados a covardia dos que querem acuar o cidadão e amordaçar os que ousam pensar. Se continuar desta maneira, será cobrado imposto por pensamento que estiver fora do sistema político ideológico.
   Demóstenes não conheceu Jesus porém, vejo no Leão de Atenas a centelha que deveria mover cada cristão contra as raposas que travestem-se para julgar (Lucas 13.31-33). Os apóstolos quando inquiridos, colocaram Deus acima da Lei e de seus togados representantes (Atos 5.29).
   O que você fará? como será lembrada esta geração na posteridade? Você prefere a obscuridade da escravidão ou valorizar a liberdade que ainda tem? Que nossa senda não seja a mesma dos covardes.
______________
[1]. Demóstenes o Leão de Atenas. tradução de Adonias Filho, Edição de ouro, p.40.
[2]. Tuma Jr em seu brilhante Livro: Assassinato de reputação, um crime de estado; Tuma Jr. Forja brilhantemente as palavras "Assassinato de reputação" e "Sincericídio".

Nenhum comentário: