quarta-feira, 4 de julho de 2012

AOS EVANGÉLICOS QUE QUEREM FOGO

Há muitos "evangélicos" que querem fogo. Oram pedindo fogo, cantam músicas esdrúxulas clamando por fogo, suplicam a Deus que envie fogo sobre a igreja! Na verdade, ao pedir fogo, demonstram, tristemente, uma profunda ignorância bíblica.

Quantas músicas pedindo fogo! Incendeia, Senhor, a tua igreja! Derrama teu fogo sobre mim! Manda fogo, Senhor! Não queremos Bíblia, não queremos caráter cristão, não queremos santidade de vida, queremos fogo! Queremos fogo! Muito fogo! Manda fogo!

Bem, aos evangélicos que querem fogo, a Bíblia não traz boas notícias...

Gênesis 19.24 - Chuva de fogo! Quem não quer chuva de fogo? Bem, eu não quero. O Senhor fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra, destruindo totalmente essas cidades e seus habitantes. Ainda querem fogo?

Êxodo 9.23,24 - Mais chuva de fogo! Bênção? Não, maldição! Fogo (raios, NVI) e granizo enviados por Deus devastaram a terra do Egito. Ainda querem fogo?

Levítico 10.1,2 - Fogo no altar! Aleluias!!! Quem não quer fogo no altar??? Bem, não quero ser chato, mas hoje em dia não existem mais altares - a cruz de Cristo foi o altar do sacrifício definitivo. Além disso, quem recebeu fogo no altar acabou virando churrasco, não é mesmo, Nadab e Abiú? Ainda querem fogo?

Números 11.1-3 - Fogo do Senhor! Glórias!!! Mas, espere um pouco... é o fogo da ira do Senhor, que "queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento" (v. 1). Fogo da ira de Deus, devido às reclamações e murmurações do povo. Ainda querem fogo?

Números 16.35 - Muito fogo! Ohhh, glóriasssss!!! Epa, epa... esse fogo "da parte do Senhor" acabou exterminando duzentos e cinquenta homens!!! Ainda querem fogo?

Deuteronômio 4.24 - "Deus é zeloso, é fogo consumidor". Aleluias, aleluias, aleluias... manda esse fogo pra nóis, Deus!!! Calma, queridos, calma... observem o contexto... Deus está proibindo a idolatria e afirmando que Ele é fogo consumidor... sabem o que significa a palavra consumidor? Querem ser consumidos pelo fogo de Deus, como Nadab e Abiú? Ainda querem fogo?

Deuteronômio 5.25 - Parece que os antigos israelitas tinham muito mais bom senso do que grande parte dos atuais "evangélicos". Afinal de contas, eles mesmos admitiram: "Este grande fogo por certo nos consumirá". Ainda querem fogo?

Deuteronômio 9.3 - Deus iria adiante dos israelitas "como fogo consumidor" exterminando e destruindo os enaquins e outros habitantes de Canaã. Ainda querem fogo?

Deuteronômio 32.22 - O fogo da ira do Senhor! Ainda querem fogo?

1Reis 19.12 - O Senhor não estava no terremoto e não estava no fogo. Ainda querem fogo?

2Reis 1.12-14 - Fogo do céu! Ohhh, aleluias!!! Grória!!! Mas cuidado, amados, esse fogo do céu mata! Matou os oficiais e soldados do rei de Samaria. Ainda querem fogo?

Jó 1.16 - Fogo de Deus caiu do céu! Maravilhas!!! Não, queridos, não... esse fogo de Deus que caiu do céu matou os rebanhos e os servos de Jó. Ainda querem fogo?

Salmo 11.6 - Mais chuva de fogo! Sim, sobre os ímpios! Ainda querem fogo?

Salmo 21.9 - Mais fogo para os ímpios, fogo da ira de Deus. Ainda querem fogo?

Salmo 106.18 - Fogo e chamas para consumir os ímpios! Ainda querem fogo?

Isaías 9.19 - "Pela ira do SENHOR dos Exércitos a terra será ressecada, e o povo será como lenha no fogo; ninguém poupará seu irmão". É preciso dizer mais? Ainda querem fogo?

Isaías 30.27 - O Senhor virá com sua ira em chamas. Ainda querem fogo?

Isaías 66.15,16,24 - O Senhor vem com muito fogo!!! Aleluias, aleluias, glória glória!!! Calma, calma, queridos... diz aí também que Ele "transformará em fúria a sua ira e em labaredas de fogo, a sua repreensão", e que Ele, "com fogo e com a espada" castigará os homens, e "muitos serão os mortos pela mão do SENHOR". Quanto aos ímpios, por toda a eternidade, "o seu fogo não se apagará". Ainda querem fogo???

Jeremias 15.14 - A ira do Senhor se acenderá como fogo! Ainda querem fogo?

Joel 2.3 - Por onde passa o fogo (do exército destruidor enviado por Deus), a terra vira "um deserto arrasado". Ainda querem fogo?

Amós 5.6 - "Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo..." Entendeu ou quer que eu desenhe? Ainda querem fogo?

Miqueias 1.4-6 - Ele vem! Ele vem pelos montes! E Ele vem! E com fogo! Ohhh, aleluias!!! Só que esse fogo é para destruir, assolar, devastar, enfim, para punir e castigar os ímpios. Ainda querem fogo?

Sofonias 1.18 - Mais fogo, fogo do juízo e da ira do Senhor, fogo que consumirá "o mundo inteiro", do qual ninguém poderá escapar! Ainda querem fogo?

Ahhh, irmão, você está usando o Antigo Testamento! No Novo Testamento, as coisas mudam! Nós queremos é o fogo do Espírito Santo! Ohhh, glória!!!

Bem, vamos, então, ao Novo Testamento.

Mateus 3.11,12 - "Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". Tá vendo, irmão? Tá vendo??? É o fogo do Espírito Santo!!! Ohhh, aleluias!!! Tsc, tsc, tsc... queridos, leiam o versículo seguinte (v. 12). Não é tão difícil, não é mesmo? "Ele traz a pá em sua mão e limpará a sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga" (ênfase acrescentada). O batismo com o Espírito Santo é para os crentes (o trigo). O batismo com fogo é para os ímpios (a palha). Entenderam? Simples, não? Ainda querem fogo???

Mateus 5.22 - Aqui Jesus fala sobre fogo, o fogo do inferno! Ainda querem fogo?

Mateus 7.19 - Quem não produz "bons frutos", é "cortado" e "lançado ao fogo". Ainda querem fogo?

Mateus 13.40-43 - Mais uma vez Jesus afirma que "fogo" é para os ímpios, para os descrentes, para o "joio". Ainda querem fogo???

Mateus 25.41 -  "Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Ainda querem fogo, queridos?

Lucas 9.54 - Os discípulos perguntam a Jesus se poderiam fazer cair "fogo do céu" para destruir os samaritanos. Fogo é para destruir! Ainda querem fogo?

João 15.6 - São os que não permanecem em Cristo que são lançados ao fogo e queimados! Ainda querem fogo?

Ahhh, irmão, ocê tá esquecendo de Atos 2!!! Ali diz que os discípulo receberam línguas de fogo!!! Isso é o batismo no Espírito, irmão!!! Com línguas de fogo!!! Aleluias!!!

Será mesmo? O que o texto de Atos 2 realmente diz? Vamos conferir?

Atos 2.1-4 - "Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava" (ênfase acrescentada). Gente, não eram "línguas de fogo"! Era o que parecia línguas de fogo (NVI), eram línguas como de fogo (ARA), eram línguas como que de fogo (ARC). Ou seja: não eram línguas de fogo, mas alguma coisa semelhante ao fogo! (Ora, se fosse mesmo fogo, penso que os discípulos teriam sido queimados vivos, não?).

Comentando essa passagem, George Ladd afirma: "A unicidade ou singularidade da ekklesia é ilustrada por dois fenômenos no dia de Pentecostes. O aparecimento de algo semelhante a línguas de fogo divididas e pousando sobre cada um (2.3) sugere unidade e diversidade. Essas línguas flamejantes não eram para serem entendidas como o cumprimento da promessa de João, de que o Messias batizaria com o Espírito Santo e com fogo, pois o batismo com fogo é o batismo escatológico do juízo, como comprova o contexto nos Evangelhos. A palha é para ser queimada com fogo inextinguível (Mt 3.12). Além disso, o fenômeno do Pentecostes não foi de línguas de fogo, mas línguas como que de fogo, e não há dúvida, no propósito de sugerir uma maravilhosa teofania, foi algo análogo à experiência de Moisés na sarça ardente" (LADD, George E. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001, p. 328).

Assim, nunca houve "línguas de fogo" no Pentecoste, mas sim línguas semelhantes a fogo (talvez brilhantes, talvez resplandescentes, com a luz da glória de Deus). Se tivesse acontecido hoje em dia, talvez diríamos algo do tipo: "línguas parecidas com raios laser..." imaginem alguns "evangélicos" cantando: Manda raio laser, Senhor!!!

Ainda querem fogo?

2Tessalonicenses 1.6-10 - Quando o Senhor vier em chamas flamejantes, será para punir os ímpios. Ainda querem fogo?

Hebreus 10.27 - O que resta aos impenitentes? Apenas "uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus". Ainda querem fogo?

Hebreus 12.29 - O nosso Deus é fogo consumidor!!! Alel... espere, espere, verifique o contexto. Tema a Deus, porque Ele consumirá todos os ímpios! Ainda querem fogo?

2Pedro 3.7 - Aqui Pedro afirma categoricamente que o "fogo" de Deus será "juízo e destruição" para os ímpios. Alguém ainda quer fogo, pelo amor de Deus???

Judas 23 - Ao serem salvas, as pessoas são arrebatadas do fogo. Ainda querem fogo?

Apocalipse 8.7 - Mais chuva de fogo! Desta vez é "granizo e fogo misturado com sangue". Alguém vai querer? Alguém ainda quer fogo?

Apocalipse 9.18 - Três pragas matam um terço da humanidade: fogo, fumaça e enxofre. Alguém quer fogo?

Apocalipse 14.10 - Ira e furor de Deus, enxofre pegando fogo. Alguém aí quer fogo???

Apocalipse 18.8 - Mais pragas, mais fogo, mais juízo divino. Quem quer fogo?

Apocalipse 19.20 - Para quem quer fogo, que tal o lago de fogo? Ainda querem fogo?

Apocalipse 20.9 - Mais fogo do céu! Sim, é para destruir as nações rebeldes da Terra. Ainda querem fogo?

Apocalipse 20.10 - Novamente, o lago de fogo! Alguém quer fogo?

Apocalipse 20.14,15 - Mais lago de fogo... o destino final dos ímpios é o fogo eterno. Ainda querem fogo???

Apocalipse 21.8 - O destino eterno dos ímpios é o lago de fogo. Alguém ainda quer fogo???

Alguns (especialmente a turma do "deixa-disso" e os "politicamente corretos") dirão que fui demasiadamente sarcástico e insensível em meus comentários. Devo admitir que o fiz de propósito. Argumentamos biblicamente, racionalmente e respeitosamente com nossos irmãos em Cristo. Mas algumas vezes é preciso empunhar a espada com mais firmeza e utilizar a única linguagem que muitos "evangélicos" são capazes de entender.

Uma coisa é ser ignorante por não ter condições de aprender. Outra coisa é viver na ignorância por preguiça de aprender, má vontade e má índole.

Hoje qualquer pessoa, neste país, pode adquirir uma Bíblia. Podemos até escolher a capa e a tradução que mais nos agradam. Podemos escolher o tamanho e o formato da Bíblia. Então - pergunto - por quê há tanta ignorância bíblica no meio evangélico? Por quê há tantas heresias sendo pregadas, cantadas e ensinadas nas igrejas? Por quê há tantos "evangélicos" (e por isso estou usando esse termo entre aspas neste artigo) que nem mesmo sabem localizar um livro qualquer em suas Bíblias??? Por quê há tantos "evangélicos" e tão poucos cristãos que examinam diariamente a Palavra de Deus???

Alguém dirá: "É a cultura brasileira, o povo não está acostumado a ler". E eu respondo: Isso não é cultura, é falta de.

Jesus Cristo disse aos judeus: "Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8.32). Mas receio que muitos "evangélicos" jamais serão livres. Serão sempre fantoches de mercenários religiosos, seguindo cegamente seus gurus e enriquecendo muitos canalhas donos de verdadeiros impérios do Circo Gospel. Continuarão crendo num Gezuiz que nunca existiu e determinando, exigindo e ordenando a um deus que só existe em suas imaginações fúteis. Bem disse o Senhor por intermédio do profeta Oseias: "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento" (Os 4.6). Mas ele prossegue, no mesmo versículo: "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos". Ah, povo que se diz "evangélico", abandone a ignorância e volte-se para Deus! (cf. Os 6.1-3). Conheça a Bíblia, leia a Bíblia, conheça o Senhor!!!

Não há desculpas, não há justificativas, para tamanha ignorância, fanatismo e analfabetismo bíblico que permeiam a maioria da igreja evangélica deste país. Não, quando a Bíblia está à disposição de todo brasileiro como "nunca antes na história deste país", para utilizar uma expressão de outro ignorante.

Povo "evangélico", queira menos "fogo" e busque o conhecimento de Deus, enquanto ainda é possível achá-lo.

Busquem o SENHOR enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto (Is 55.6).

Que Deus tenha misericórdia de Sua verdadeira Igreja e dos verdadeiros evangélicos, e tire do fogo aqueles que O buscarem com sinceridade!

7 comentários:

Unknown disse...

Isso é ignorância acompanhada de ironia,coisa que não devia partir de um servo de Deus,pois o fogo ai comentado é o fogo do espírito.

Anônimo disse...

O texto está totalmente de acordo, biblicamente.

Porém, "devemos empunhar a espada de forma firme?" Eu gostaria de saber se estamos falando de interpretação e conhecimento bíblico ou se estamos conversando com Átila Uno(?)... Pois onde está a mensagem de amor e paz pregada por Jesus Cristo (Ele está no meio de nós!)?

Não me entenda mal. Mas conhecimento "dado" com opressão de nada vale (o caso).
Onde está o amor ao próximo? Ou será que no versículo posterior o "próximo" morre carbonizado?

Quando você ama o próximo você oferece a oportunidade de crescimento com paz e tranquilidade, não o humilha, não o difama e não o discrimina, independente da crença, afinal somos TODOS filhos de Deus. Trata-o como a si mesmo!

Os fanáticos não herdaram o Reino do Senhor. Acha que os evangélicos são fanáticos? Pois o seu texto é muito mais caracteristico.

E DEUS! Vamos supor, você tem dois filhos, e pede que cada um lhe traga um pedaço de madeira para alimentar o fogo de sua lareira. O primeiro lhe traz a madeira, mas o outro não. E então o que você faz? Simples. Vamos seguir os preceitos bíblicos. Ao filho que trouxe a madeira, um bom local aconchegante perto do fogo. E o outro filhos? É claro. Preceitos bíblicos, hein! O pai joga-o no fogo, não é? Poi assim é merecido!
E assim é conosco e com Deus, não é? Deus, que é a criatura perfeita, usa da violência extrema e brutal como seu metódo de sabedoria absoluta, Ele nunca usaria de amor, compaixão e compreenção com seus filhos, não! Isso é para fracos, e como disse o Átila Uno:
"Temos que pegar firme na espada! Pois só com essa forma gentil, nos entenderam!"


Batamos palmas ardentes ao Senhor Átila Uno... digo Senhor do Exercitos... digo Senhor do Sofrimento Eterno no Fogo... digo Senhor d... é... bom... Senhor, Senhor está bom!
(Mas, O Blog das Espadas Firmes adverte:
Lembramos aos bobãos de plantão, "ardentes" é uma figura de linguagem. Estou explicando isso pois eu sou muito esperto e ninguém tinha notado isso antes!)


Pedro.

Observação: Eu vou para o lago de fogo (Uh!), pois não consigo acreditar no Senhor do Exércitos... digo... Senhor da Guerra (Deus é Kratos ou Ares? Uh! Pegunta Infernal! ^^)... digo... Senhor Torturador dos Próprios Filhos (tadinho do segundo filho)... o Senhos Deus de vocês.


"Pensem nisso e tenham um dia... Abençoado por Deus!"

Prof° Osvino Tuaiê

Fábio Vaz dos Santos disse...

Prezada Jessica: "o fogo aí comentado é o fogo do espírito" (sic). Ou você não leu o artigo, ou não leu a Bíblia, ou ambos. Sugiro que adquira uma boa concordância bíblica e examine detalhadamente todas as passagens bíblicas sobre "fogo".

Fábio Vaz dos Santos disse...

Prezado Anônimo, ou Pedro, ou Osvino, ou como quer que se chame: caso não tenha percebido, sua própria linguagem invalida sua tese. É graças, em parte, a "pessoas cheias de amor" como você que a heresia e os absurdos gospel se propagam cada vez mais. Você é bem tolerante com o erro teológico (você mesmo disse: "o texto está totalmente de acordo, biblicamente", ou seja, você reconhece que esse palavreado pentecostal e neopentecostal sobre "fogo" é antibíblico); mas não é nem um pouco tolerante com os que combatem o erro, não é mesmo? A propósito, parabéns, você conseguiu ser bastante sarcástico (a mesma característica que você tanto criticou). Pouco inteligente, mas engraçado.

Thutmes G. Ferreira disse...

Thutmes
Eu tinha algumas duyvidas teologicas sobre o assunto, mas sua explanação ajudou muito, Deus o abençoe e nao se importe com criticas de quem nao le a biblia.
abraço

Daniel disse...

Quem diria hem... Justo estava a procura de explicações sobre o tema e olha só o que eu encontro..rsrsrs... tão perto e eu tive que peneirar na rede...rsrsrs
Deus continue te abençoando Fábio!

Rô Moreira disse...

Batismo com fogo, tô fora!!