segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O repouso para o povo de Deus


Texto: Hb 4.9
“Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.”
O capítulo em questão está avizinhado do capítulo 3, onde Cristo é declaro como tendo maior glória do que Moisés, pois este era servo, aquele todavia, filho amado. Terminando com a declaração sobre o descanso prometido por Deus a seu povo e os motivos que levaram Deus a exercer juízo sobre seu povo no deserto.
O capítulo 5. O autor trata de cristo declarando ser ele o grande sumo sacerdote, homem, porém sem pecados, declarado sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Terminando o versículo trazendo uma advertência contra a apostasia, exortando a igreja para que não tenha um crescimento demorado ou até mesmo falta de experiência para com a palavra da justiça.
O Capítulo 4 então, esta dentro da idéia de que mesmo tendo as promessas de Deus para serem desfrutadas e que as mesas trazem alento, sempre se deve estar alerta e vigilante contra as astucias do próprio coração humano, que é a representação do homem por completo em suas afeições e desejos mais íntimos, caros e ocultos.
Israel é um bom exemplo à igreja do que acontece quando as bênçãos são preferidas sem que se analise primeiro o que implica em perseverar para ganhá-las ou permanecer com elas, e o foco aqui, a benção é descrita como o descanso que Deus dá.
I – As boas novas de um descanso são anunciadas a todos (v1,2)
Aos judeus foi anunciada a palavra de descanso, não se deve ser entendida esta passagem de descanso somente a de que entraria na terra da promessa, terra que manava leite e mel. O escritor de Hebreus lembra que o salmista faz referencia ao tempo de Moisés e Josué, mas vai além, falando de um descanso ainda,. Muito tempo depois de Moisés e de José, o que leva o escritor da carta aos Hebreus a entender o descanso tanto como tendo acontecido em parte, em um lugar no passado, como também joga esta promessa de Descanso, no futuro, não se limitando com isso, a afirmar que o cristão terá um descanso somente no céu, mas que ele já o desfrutará aqui nesta vida, mesmo que não em sua totalidade.
Da mesma forma que a promessa foi feita aos Judeus através da mensagem dos patriarcas, profetas e justos, sendo ilustrados através da entrada na terra da promessa, os judeus receberam testemunho da parte de Deus que há um descanso além daquele físico e semanal da qual todo povo participava, um descanso que é adquirido pela fé. Assim como aos Hebreus, os não judeus receberam a mesma promessa, porém no tempo oportuno ela se manifestou. Desde o Patriarca Abraão Deus já havia declarado que abençoaria todas as da terra, tendo o ápice e o cumprimento desta promessa no descendente de Abraão – Jesus Cristo, que uniu judeus e não judeus a Deus, acabando com toda e qualquer inimizade.
Esta mensagem do Evangelho de que em Cristo as muralhas de separação caíram, a semelhança da queda dos muros de Jericó. hoje os não judeus são participantes da mesma promessa de um descanso presente e futuro, porém, para muitos parece que esta promessa falhou, pois que descanso há para aqueles fiéis que vivem com dificuldades das mais diversas? Em perseguição ou morte? Que descanso há para aqueles que perderam seus amigos ou parentes em acidentes? ou assassinados? ou até mesmo em tragédias naturais?
A questão não esta no repouso ou descanso da inércia de sofrimento, mas o repouso no fato de que agora não estamos mais desgarrados, temos o sumo pastor que nos cuida pois:  “1O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 2Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo;o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” Sl 23.
O Salmista define muito bem qual é o descanso afinal, não a folga dos trabalhos, nem a ausência de problemas, mas suprema presença e cuidado de Deus pelo seu povo, que recebe de Deus aquilo de que tanto necessita já em vida e completamente na eternidade.
Porém, mesmo que a mensagem seja uma alegre boa notícia, os judeus não a aproveitaram e esta promessa não teve efeito algum para muitos deles, pois não foi acompanhada pela fé. a mensagem foi ouvida, simplesmente ouvida, nenhuma resposta a ela foi dada por parte de muitos judeus que diziam ser filhos da promessa.
A mensagem foi ouvida, mas não houve nenhuma resposta. Não houve obediência. Há duas maneiras de dizer não, uma é declarando o “não” abertamente, a outra e nada falando e nada fazendo.
Assim, como não ouve resposta o autor de Hebreus verifica que no verso 3 do cap. 4. Sua inércia e falta de obediência era a maneira que os judeus declaram sua incredulidade quanto à promessa de Deus. Israel ouviu a palavra, mas não respondeu. E esta a manifestação de ausência de resposta que demonstra o coração ingrato, desviado e endurecido da nação.
II – Alguns entraram no descanso outros não (v1,2,3)

Visto que o repouso não se refere somente aquele repouso semanal, mas vai além, e que não esta restrita somente aos judeus, mas também aos não judeus, que em todas as épocas esta mensagem de boas novas foi declarada, pergunta-se então. Por que alguns entraram e outros não? O fato é resolvido pelo fato de que a condição para desfrutar do descanso oferecido de Deus é a fé, nunca foi de outra maneira, os crentes do Antigo pacto olhavam com fé para o libertador e messias que viria no futuro, assim deveriam apresentar suas ofertas e sacrifícios. Os crentes do novo pacto da mesma forma olham com fé no fato concretizado e realizado no espaço e no tempo na pessoa de Jesus Cristo, que fez convergir nele todas as formas simbólicas de sacrifício do Antigo Testamento, sendo ele mesmo de fato o sacrifício substitutivo pelo seu povo cumprindo assim a palavra dos profetas “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” Isaías 53.5
O Novo Testamento afirma que só é possível obter descanso através de um encontro com o Messias, que é Jesus. "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso."
III – O descanso não pode ter sido dado por Moisés nem por Josué, pois o salmista o usa no contexto espiritual de fé e descrença. (v 7,8)
O autor de Hebreus usa o salmo 95, que conclama a adoração a Deus que é a rocha da nossa salvação, porém termina relembrando a promessa de descanso e o juízo os descrentes na promessa de Deus, a carta de Hebreus coloca o salmista ao seu lado ao enfatizar o caráter espiritual da promessa feita por Deus e ilustrada na entrada de Canaã. Portanto, ainda como aquele povo não entrou no repouso espiritual, mas tomou posse da terra, ainda resta um repouso que não físico e uma terra a ser habitada, terra esta, porém não em nosso tempo e espaço, mas ainda a ser manifestada mesmo que já revelada pelo Apóstolo João em Patmos: “A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome[...]E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo” Apocalipse 3.12; 21.2
A promessa é gloriosa, porém requer esforço. Para que não caia no mesmo exemplo de desobediência de Israel Hb 4.11, sendo que o capítulo anterior declara que os pecados de Israel foram: “coração duro; eles provocaram e tentaram a Deus, andam vagando em seu coração, isto é não são firmes, e que não conhecem os caminhos de Deus. Hb 3.7-11. O versículo onze é uma boa dica aos desavisados, de que não devem ser sem piedade em suas vidas, porém a firmeza de propósito em seguir a Deus deve ser perseguida pelos fiéis, com toda a força que há, e de todo o coração.
Assim como Israel não se esforçou no deserto e não entrou este pode ser o perigo da igreja peregrina hoje, Israel é um exemplo a ser visto e não imitado.

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