sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reforma Protestante Um Retorno às Raízes do Cristianismo

Salmo 37.39:
 “Vem do Senhor a Salvação dos Justos; Ele é a sua fortaleza no dia da tribulação
Introdução
A salvação é um termo muito amplo, e descreve a vida inteira dos que creem no Evangelho. Desde a consciência da necessidade de salvador até a entrada no Paraíso Celestial, é indispensável ter uma visão espiritual para entender e para receber isso, em contraste com a visão física, que se assenta sobre o perceber das coisas materiais, que percebe as formas, cores, profundidade, ou seja, as dimensões.
Não é somente um tipo de visão que temos, Jesus disse que “algumas pessoas vendo, não veem”, pois percebem somente o físico, não o espiritual: “Por isso lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem” (Mateus 13.13). Os olhos do coração precisam ser iluminados para poderem ver: “Para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele” (Efésios 1.17,18).
Há uma rebeldia por parte de algumas pessoas que não querem ver nem entender o que Deus Faz: “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde” (Ezequiel 12.2).
Há uma cegueira espiritual no mundo pós-moderno, cegueira essa que não é nova, mas é fruto de uma rebeldia por parte daqueles tem condições de ver e se tornam cegos, a glória de Deus está manifesta em todo lugar, mas poucos veem, por que? A Resposta é múltipla, mas um ponto pode ser discutido; há uma grande idolatria no âmago do ser de cada ser humano, e esta idolatria torna a visão material e materialista de mundo suplantar a visão espiritual das realidades.
Todavia, não devemos prezar por uma “espiritualidade ingênua”, crédula de tudo, a fé não é irracional, ainda que não possa ser devidamente explicada, em muitos casos, pois ao passo que é racional, não é racionalista, o que não a torna invalida.
A Visão espiritual madura sempre existiu na história do cristianismo, assim como a credulidade infantil, e sempre existirá, entretanto, o movimento da reforma protestante, na Europa do Século XVI, foi um grande salto, em relação ao que na época se propunha viver a espiritualidade. Espiritualidade era em muitos casos, sinônimo de Superstição e exploração monetária da fé, o que alguns ainda praticam, pois a visão de mundo que tem é material e materialista; O ter virou o “único” deus a ser adorado; esta é pois, a idolatria moderna, resultante de uma visão materialista da realidade.

I – Essa é a essência da doutrina Cristã sadia, ensinada pelos reformadores – Lutero, Calvino e John Knox

Martinho Lutero no século XVI, foi contra todo um emaranhado de promessas de aquisição do céu por meio do dinheiro, escrevendo então suas 95 teses. Foi excomungado e chamado a responder por heresia, diante de um tribunal, com a vida em risco, foi questionado: você revoga tudo o que escreveu? Ao que respondeu: “sou homem e posso errar, e se for convencido pela Escritura e pela razão simples, renego o que escrevi, de outra forma, ir contra a própria consciência não é são e nem justo, não posso e nem vou revogar o que escrevi, e que Deus me ampare”.
João Calvino em Genebra, foi um exemplo de como o Cristianismo protestante muda a realidade do lugar onde se insere, Genebra não era melhor do que qualquer vila europeia, era um lugar de refugiados franceses, e pra lá Calvino foi, incumbido de levar a diante a Reforma, passados mais de 400 anos e Genebra ainda celebra a reforma, como um avivamento de Deus que trouxe reflexos duradouros na economia, ética e educação.
John Knox na Escócia, foi o reformador estava em Genebra quando a Rainha Sanguinária Maria Tudor inundava o Reino Unido com o sangue de mártires. Todos estes países protestantes, são referência de liberdade e avanço educacional, não pela genialidade de seu povo, mas pela fé que os moveu a avançar mesmo quando as circunstancias contrarias forçavam pra traz. A salvação não está no ser humano, mas em Deus. O Deus Triúno que decidiu redimir a raça humana de sua condição caída.
O Salvador decidiu Planejar a Salvação, Providenciar os meios e a época para isso; Levar adiante o plano de redenção enviando Jesus para viver perfeitamente como nenhum ser humano poderia, e morrer de forma a substituir este ser humano em sua condenação, pagando sua dívida, e reatando a amizade do homem com Deus, e para completar seu plano, o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo, para aplicar no coração dos seres humanos esta verdade, abrir seu entendimento e ampliar sua visão, redirecionando o foco para onde deveriam olhar.

II – Esse é um fato necessário. Os Santos o reconhecem, pois:
Seus conflitos interiores fazem-nos saber que só Deus deve operar a Salvação. Os seres humanos são inconstantes e frágeis demais para se salvarem. É por isso que o profeta Jonas afirmou que a salvação vem do Senhor (Jonas 2.9), O Apóstolo Paulo enfatiza a mesma verdade afirmando que: “A salvação é pela graça por meio da fé, e que isso é um presente de Deus, não é adquiridos por boas obras, para que ninguém venha se gloriar diante de Deus” (Efésios 2.8,9).
As tentações exteriores levam-nos à mesma conclusão, se há segurança verdadeira, ela não pode surgir do próprio ser humano, então, aqueles que creem em Jesus como Salvador estão bem guardados.
A Inimizade que este sistema de coisas, que é dominado por pessoas sem Deus tem contra os valores éticos e morais da Bíblia, os afasta da luz, lançando-os na escuridão, e isso tem trazido consequências sociais drásticas, todavia, Deus é muito maior do que o mundo todo em armas.
Esta inimizade contra Deus e seus valores não é coisa recente, foi contra esta inimizade que os patriarcas, os profetas e todos os que amam e respeitam amorosamente Deus tiveram que enfrentar, tantos os que se separaram do curso normal da alienação deste mundo, no passado e entre eles, os reformadores, quanto os cristãos atuais, sempre reconhecerão que em matéria de orientação devemos reconhecer somente as Escrituras Sagradas.


III – Esse é um motivo para sermos humildes
Deus despoja o justo de todo orgulho, no fato de ser salvo, e não que o homem se salve a si mesmo, neste âmbito podemos afirmar que o homem é salvo, não se salva. Toda a altivez do ego cai por terra, pois tem que receber de graça aquilo que jamais poderia comprar.
A Visão correta sobre a salvação e a vida, como entendiam os reformadores despoja do ser humano toda autoconfiança quanto ao futuro, pois a fraqueza é inerente e permanente na criatura humana, sua inconstância é percebida durante todo o percurso da existência.
A humildade está no fato de tributar somente a Deus toda a glória, pois, somente ele é e, detém todos os atributos perfeitos de divindade e por um favor que não merecemos nos proporcionou salvação, por meio de Jesus, seu Filho único. Reconhecer este fato nos limpa de todo o sentimento de autoglorificação, pois o fiel sabe que, mesmo no céu entra de favor pela misericórdia de Deus, reconhece que em todas as coisas é devedor à graça soberana do Altíssimo.

IV – Esse é um terreno frutífero de esperança
A Visão correta, que os Protestantes ensinam reside em grande consolo pois, em referência as nossas próprias dificuldades – ensina-se que Deus pode conceder livramento. Nas lutas pessoais e tribulações diárias é fonte de força pois; com referência aos nossos irmãos provados – O senhor pode sustenta-los, santifica-los e livrá-los de todo o mal, e se acaso forem dignos de sofrer por causa de Cristo, serão bem aventurados pois grande será o galardão deles no céu..
Os Protestantes sempre usaram sua voz como os profetas do Antigo Testamento pois, com referência aos pecados – os seres humanos podem ser degradados, obstinados, ignorantes ou falsos demais, em nossa percepção humana, mas Deus pode salvar até os piores. Portanto Somente a Graça de Deus capacita o ser humano para ver melhor o mundo ao seu redor e a espiritualidade por meio da fé centrada nas Escrituras. Este é o legado dos grandes reformadores do Século XVI.

Soli Deo Gloria

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Igrejas Mundanas!

   Quando me refiro a Igrejas Mundanas, trato daquelas que arrogam a si, o vulgo de reformadas, herdeiras da reforma, cujo lema é: igrejas Reformadas sempre se reformando. A certo tempo, quando o Vídeo do tal 'reverendo' defensor do ativismo gay, o qual afirma pegar em armas para defender sua 'crença' de que há homofobia, ao estilo dramalhão mexicano de quinta categoria, usando de falácias argumentativas, como apoio, quando fui informado que tal pessoa era Pastor Presbiteriano, fui conferir, e realmente havia sido pastor na Igreja Presbiteriana da Praia, RJ. na ocasião, então escrevi um  e-mail questionando a situação então corrente de desconforto, pois seu agora, ex-pastor afirma pegar em armas, e aqueles que discordam de sua agenda gay chama de 'desgraçados', desdenhando da Bíblia, usando como base sua formação acadêmico-teológica, pois bem, no e-mail que envie subscreve o seguinte:

"Bom dia
> Sou Pastor Presbiteriano no Paraná e fiquei estarrecido quando ouvi o Retameiro dizer que foi pastor desta igreja, sendo ele um dos grandes ativistas da LGBTS no Brasil, indo frontalmente contra os ensinos bíblicos."

Para minha surpresa, alguém respondeu, todavia na resposta se exala o cheiro de mundanismo, travestido de piedade inclusiva, tal qual o hálito dos habitantes de Sodoma. A
   Qual minha surpresa diante da resposta, que se fez sentir, como literalmente assim:
 "Rev. Geremias,
Primeiramente, agradecemos seu e-mail e a oportunidade de diálogo.
Nossa Igreja é uma comunidade cristã de tradição reformada,
democrática, que preza pelo respeito à dignidade da pessoa humana,
independentemente de raça/etnia, orientação sexual, gênero ou credo.
Nesse sentido, lutamos pelos direitos civis dos coletivos LGBTs, a
despeito do ponto de vista que se tem acerca do pecado e da
homossexualidade. São questão de cidadania e devem ser tratados no
âmbito do direito.
Defender direitos civis igualitários é uma questão de justiça, e
esta é a base do pensamento cristão. Aliás, a Reforma Protestante é
uma das molas-mestra do pensamento humanitário.
Portanto, Rev. Geremias, não vemos contradição em ter sido nosso
pastor alguém que defende essa posição, antes sim, somos solidários a
esta luta, como cristãos e cidadãos que compreendem que o direito deve
ser para todos.

Cordialmente,
Eva Armán"

   O Interessante é que a resposta veio pela Srª Eva Armán. Não há conselho, nem presbíteros, minha resposta foi:
Boa tarde!
   obrigado por responder, todavia:
como igreja (comunidade Religiosa), o comprometimento ideológico com algum segmento-fragmento da sociedade como a militancia LGBTS por exemplo, que em muitos aspectos demonstra Hoje os discursos ideológicos, Que Não intentam promover uma sociedade livre, mas querem poder para criar uma sociedade onde ninguém pode se opor. A que tal ideologia vira o padrão da verdade. o que me causa estranhês que uma igreja reformada apoie, sob o pretesto de igualdades.
   A defefesa de elementos ideológicos difundidos pelo conceito desconstrutivista da teologia Liberal de cunho alemão (caso de seu ex-pastor), e que leva a defesa de ideologias que nada tem a ver com o ideal da reforma, o que aliás, avilta o desejo de sola scriptura, sola fide, sola gratia e soli Deo gloria e leva a uma corrosão da verdade, se é que ele existe, no caso das falas de seu ex-pastor. O direito já é para todos, pois a própria norma de igualdade diante da lei, é o trato desigual para que as igualdades sejam asseguradas.
   Portanto, discordo veementemente de seu ponto de vista, não sei se sua comunidade esta ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil, se for, certo é que a Teologia liberal não é esposada por nossa denominação reformada, sendo ela relegada a outras frações reformadas mais heterodoxas.
   Caso sua comunidade pertença a Igreja Presbiteriana do Brasil, o posicionamento exposto por você deve ser defendido pelo conselho, para ter validade, ou pelo pastor ou atual responsável pelos atos pastorais na referida igreja.
   Respeito seu ponto de vista, mesmo não percebendo nele fundamento Bíblico ou Teológico algum.
a sua disposição
Rev. Geremias Vale

   Esperei até o fechamento deste artigo, não recebi nenhuma resposta da Srª Eva, ou quem quer que seja da Igreja Presbiteriana da Praia, RJ. Não há verdadeiro dialogo com militância ideológica, pois no momento em que são rebatidos racionalmente se enclausuram em seu mundo fictício eivado de teorias d conspiração.
   No termo dos dias, a corrosão dos valores judaico-cristãos se tornam padrão de vida para aqueles que apostataram da fé, fazendo uso da libertinagem por pretexto de liberdade. Se um homem quiser beijar outro sujeito barbudo, que o faça, mas não me obrigue a achar isso normal.
    Seja Cristão, ou não use mais este nome















quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Viajantes em um Mundo estranho

Nós precisamos de ventos e tempestades para exercitar nossa fé, para arrancar o ramo podre da auto-dependência e nos enraizar mais firmemente em Cristo.
C.H.Spurgeon
   No ministério Pastoral, somos questionados sobre as questões últimas da vida, dentre elas, do por que do sofrimento; Isso acontece, exatamente porque nos últimos 50 anos, nossa sociedade tem sido sacudida pela avalanche da busca pelo prazer a todo custo, e nesta sociedade então, não há espaço para qualquer tipo de sofrimento, e as adversidades normais e possíveis a qualquer ser humano, passam a ser vistas como uma injustiça, na qual Deus pune a quem quer puramente a seu bel prazer, e neste contexto, logicamente se questiona: "Por que comigo, Deus?".   Em toda a Bíblia, nunca é dito que o fiel passaria pela vida como um Rei montado em seu cavalo Branco, cuja majestade todos deveriam reverenciar, mas ao contrário disso, o fiel é descrito como um 'forasteiro' e 'peregrino (1Pedro 2.11), e como andarilhos em terra estrangeira, estamos em terreno que não é nosso, por climas que nos são desconhecidos, por pessoas que nos vêm como estranhos. fora isso, o costume da nossa pátria celestial é diferente do costume dos lugares por onde passamos, das pessoas com que tratamos pelo caminho, a não ser que a tal pessoa também vá para o lugar que estamos indo, isto é: voltando para casa.   As tempestades que sobre os caminhantes desce é de natureza variada, pode ser de ordem natural, como a morte, doenças ou tragédias, podem até ser que o peregrino no caminho queira entrar na tempestade, para ver o 'olho' do furacão, quando tomas decisões precipitadas ou comete pecados, quando sabe que esta errado e mesmo assim sofre o dano. pois a consequência é certa, e por fim, pode ser de ordem não natural, como uma tentação, uma perseguição por motivo da fé, o que também pode se encaixar nos outros dois itens já citados.   O fato é que os sofrimentos causados pela fúria da tempestade, jamais irá arrancar a fé de um filho de Deus que esta retornando firmemente para sua casa, antes, o vento fortalecerá suas pernas, para que dê passos mais firmes, ajudará a ter mais atenção pelo caminho, fará com que clame mais pelo seu Senhor e Rei, para que o Ajude e o livre de todo o mal, passará pelo vale sombrio da morte, mas estará na boa companhia de seu Senhor, que já conhece o caminho, e que não abandona seus seus queridos súditos.   Viver de forma como se este mundo fosse tudo o que existe, correndo atrás de riquezas e esquecendo-se de Deus e do lar não é próprio de filhos, mas de pessoas que nutriram certa amizade por algum tempo, no qual foi se esfriando a medida que os dias, meses e anos passavam, a ponto de não mais sentir desejo de viver como cidadão do céu, mas querendo ir para lá um dia, o que não irá, pois aqui se é peregrino, mas lá tem que ser cidadão, e para ser cidadão é necessário o registro de nascimento (João 3.3-7),  o qual confere reconhecimento de Paternidade e entrada no Reino de Deus. Então, onde está seu registro?

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Ministério Pastoral

Se os pecadores serão condenados, que pelo menos pulem para o inferno passando por cima de nossos corpos. Se perecerem, que pereçam com nossos braços e mãos tocando os seus joelhos, implorando que fiquem. Se o inferno tiver de ser cheio, pelo menos que seja cheio apesar de nossos esforços, e que ninguém entre ali sem estar avisado e sem que se tenha intercedido por essa pessoa.
C.H.Spurgeon   O ministério pastoral é uma dádiva de Deus à Igreja, tendo o próprio Deus como pastor maior, que conduz seu povo, nas palavras do Salmo 78.52; Deus conduziu Israel como um pastor, então o ministério Pastoral esta ligado à orientação, Tendo Deus como a referencia máxima no ministério, o Pastor então deve orientar o povo no caminho em que ele deve andar.   É nesse sentido que primeiramente, Spurgeon afirma que, se os pecadores querem ir para o inferno, que pelo menos pulem para lá passando por cima de nossos corpos, pois estaremos ali como barreiras, indicando que aquele é o caminho que leva para a perdição, insistindo para que mudem de direção, para que entrem no Caminho estreito, no qual, os Patriarcas, profetas, os Apóstolos e até mesmo o filho de Deus andou quando andou neste mundo.   O ponto de tensão nisso, é que há muitos falsos pastores que como "guias" ou "mestres" cujo dever é ensinar e encaminhar, não fazem outra coisa senão indicar com toda a força de sua malícia, um caminho largo, espaçoso, fácil de caminhar e que não gera dificuldades aos pés dos caminhantes, o Apóstolo Pedro já havia dito que isso aconteceria, o que de fato vemos com nossos próprios olhos hoje: Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. " (2Pedro 2.1).   Quando o Pastor reconhece o erro e os promotores desses erros, deve se colocar no caminho, em frente como uma barricada, o que pode gerar incompreensões e generalizações de todo o tipo. Quando a algum tempo atrás, um evangelista de uma igreja defendia a 'teologia' da prosperidade e o dito milagreiro televisivo chamado Valdemiro, que ressuscitou as indulgencias católicas e as vestiu com adereços judaizantes, eu disse que aquele ensino não provinha de Deus, ao passou que o tal evangelista retrucou: "quem é você para julgar a Bíblia diz para não Julgar". O interessante na situação é que o Homem se dizia inteligente, conhecedor profundo das Escrituras, um verdadeiro evangelista que colocava pessoas pra dentro da Igreja.   Pensei eu, a estupidez humana não tem limites quando eivada de soberba e arrogância, se há algum elogio a ser feito, que seja pelos outros (Provérbios 27.2). seria inútil citar Calvino, nestes casos, nem mesmo a Bíblia convence, pois se, não podemos julgar, como pastores, Deus teria se enganado ao ordenar:  "18Juízes e oficiais constituirás em todas as tuas cidades que o Senhor, teu Deus, te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com reto juízo" (Dt 16.18), Ainda (Êxodo 18.22;), declara: "para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo", mas não ficou restrito ao Antigo Testamento, na igreja o julgamento é ordenado: "Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem" (1Co 14.29). A Bíblia é clara, quando alguém tentando defender o erro, ou um ensino errado, ou alguma imoralidade declarar que não se deve Julgar, demonstra que esta na verdade insultando o Próprio Deus, e faz pior do que qualquer descrente e devasso que desconhece a Palavra de Deus.Casos em que Deus proíbe o julgar   O fator proibitivo no julgar, esta ligado em primeiro lugar ao critério de juízo que se faz, não se deve julgar sem auto avaliação, se eu condeno no outro o que permito pra mim, meu julgamento é sobre mim quando julgo o outro, e serei julgado por isso, se vejo o erro no outro e não percebo o meu que é maior, na mesma questão, como poderia ser juíz? Mt 7.1: "1Não julgueis, para que não sejais julgados. 2Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. 3Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão." conf. (Lc 6.37.)    outro fator que deve ser avaliado quanto ao julgamento, é se o juízo é feito segundo o que parece, e não conforme a realidade dos fatos, julgar com base em disse me disse é errado, julgar tendo fofoca como medida para avaliação não é correto, mas avaliar de forma precisa e depois chegar a conclusão correta dos fatos e aplicar justiça, sim é recomendado "24Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça." (João 7.24)   Por fim a prova da Escritura, enfatiza que não devemos julgar levianamente os outros, sendo dessa forma pedras de tropeço, quem nunca foi julgado pelo que não fez? julgar com base "não sei, mas não gostei de fulano" é o tipo de juízo proibido, que causa prejuízo à obra de Deus, assim como avaliações tais como, se o Pastor é alegre, o julgam como superficial, se é quieto dizem que é soberbo, se é gordo o chamam de glutão, se é magro o chamam de doente, se faz academia dizem que coloca dinheiro fora, se não faz, dizem que não se cuida... estes são exemplos de julgamentos que devem ser proibidos... pois trazem tropeço e são segundo a aparência (Rm 14.13).   Em nossos esforços para impedir que o inferno se encha, somos nivelados por baixo, este é sem dúvida um dos grandes problemas da igreja nominal, onde se proliferam os desigrejados, pessoas decepcionadas com pastores, igrejas e etc.. que decidiram viver sua fé a sua própria maneira, desconsiderando que ao cristão é vetado o deixar de CONGREGAR, como fazem alguns, Deus não aceita a qualquer forma de culto, ou o caso de Caim não é considerado? As igrejas tem problemas porque os membros e frequentadores os tem, se há alguma igreja que você julga ser perfeita, o que de fato só pode existir no céu, mas se caso existisse nesse mundo, deveria ser composta de anjos, e não por seres humanos, pois esses são a expressão exata do desequilibrio e imperfeição.. somos imperfeitos, vistos por Deus como perfeitos por meio do Sangue d Cristo que nos cobre, experimentaremos na eternidade a perfeição em sua completude, enquanto isso, caminhemos, hoje estamos mais perto da terra celestial e de nosso Salvador, que os falsos não te desanimem na caminhada, os pastores escolhidos por Deus, estão a apontar o caminho certo, e gritar: "Erro", "Perdição" quando alguém entrar no caminho largo, se quiserem ir, que vão, mas que tapem os ouvidos para não ouvir nossa voz"




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Genealogia do Calvinismo

Toda coisa existente tem seu início, tudo tem sua fonte geradora, com as doutrinas não é diferente, ou elas se iniciam em Deus, na Carne ou no Diabo, uma pequena amostra deixará isso claro.
Sempre que surge a palavra predestinação, há certos indivíduos ‘crentinos’ que fogem da Bíblia, como o ‘diabo foge da cruz’ diria alguém, mas tudo bem, vamos por partes
Início com a Genealogia da Predestinação e verse-a que enquanto existir Bíblia, lá estará a doutrina, mesmo que os pelagianos, semi-pelagianos, e sui generis esbravejem como qualquer criança mimada e mal criada, quando corrigida por alguém, vou começar do hoje seguindo em linha horizontal no tempo, até chegar no Deus (a)temporal.
Cristãos Bíblicos – Igrejas Reformadas – Calvino – Lutero – Tomás de Aquino – Agostinho – Primeiros Cristãos – Apóstolos – Jesus Cristo – Profetas – Patriarcas – Deus.
Os Cristãos Bíblicos são assim chamados porque não desdenham daquilo que está escrito, mas creem, mesmo que não entendam completamente, somente um tolo, vaticina contra aquilo que não compreende, a semelhança de Sinergistas quando atacam a predestinação ao dizer que é invenção de Calvino, Spurgeon dá uma indicação disso ao afirmar: “Quando o homem tem a cabeça peculiarmente vazia, em geral, tem a presunção de ser um grande juiz, em especial, em relação à religião. Ninguém é tão sábio quanto o homem que não sabe nada. A ignorância é a mãe de sua impudência, e, a enfermeira de sua obstinação, aliás ele não distingui o joio do trigo, resolve os assuntos como se a sabedoria estivesse na palma de sua mão”.
Cristãos Bíblicos Creem que Deus é soberano e que faz tudo o que lhe apraz, segundo o conselho de sua vontade. Cristãos Bíblicos não participam de Idolatria gospel promovida por agencias musicais ou estabelecimentos que são ‘igrejas cabarés’, onde se vende de tudo, até almas humanas a preço de aplauso.
Cristãos Bíblicos, não fazem campanhas de cura doando dinheiro a empresários da fé. Não vão a mundial do poder de deus, nem em universal do reino de deus, pois ali não há ensino bíblico, nem mesmo uma leve caricatura do que seja Cristianismo.
Cristãos Bíblicos se questionam sobre aquilo que devem crer, pois não são robotizados, estudam a Bíblia pois não foram embrutecidos, não oram determinando, apenas suplicam e agradecem, para Deus; se dobram reverentes, para os homens, não se dobram, permanecem em pé, resolutamente. Cristão Bíblico não consegue ouvir Thalles, nem a teologia da vingança promovida por Damares, se incomoda com as bobagens ditas por Feliciano, se irrita com as vendas de Silas, com o Choro fingido de Santiago, com o infanticídio defendido por Senil Macedo.
Cristãos Bíblicos não são perfeitos, reconhecem que seus pecados estão sempre diante de si, e carecem da graça de Deus, sabem que a inclinação para o pecado está em seu corpo mortal, herança de pais à filhos. Todavia, segue confiando em Deus, não em si mesmo, e crendo naquilo que a Bíblia ensina, a despeito de tudo.
Cristão Bíblico crê que foi salvo pela misericórdia de Deus, mediante a Graça. Quando Deus me perguntar; por que eu deveria entrar no céu, direi: não merecia estar no paraíso, merecia o inferno, pois em pecado fui concebido e em inimizade contra Deus vivi até que que por alguma razão desconhecida para mim, Deus me amou, mudou meu coração e me fez amigo dele, me reconciliou e me colocou no Céu, por meio de Jesus Cristo, que me substituiu na Cruz, em sua morte, me deu vida, em sua aflição me trouxe paz.
Igrejas Bíblicas - Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas. Ainda que Deus sabe tudo quanto pode ou há de acontecer em todas as circunstâncias imagináveis, ele não decreta coisa alguma por havê-la previsto como futura, ou como coisa que havia de acontecer em tais e tais condições. Pelo decreto de Deus e para manifestação da sua glória, alguns homens e alguns anjos são predestinados para a vida eterna e outros preordenados para a morte eterna. Esses homens e esses anjos, assim predestinados e preordenados, são particular e imutavelmente designados; o seu número é tão certo e definido, que não pode ser nem aumentado nem diminuído (CFW Cap III).
João Calvino – O que falou sobre a Eleição é talvez um terço do que Lutero escreveu sobre eleição e predestinação. Portanto, quem quiser guardar-se desta infidelidade, tenha sempre em lembrança que não há nas criaturas nem poder, nem ação, nem movimento aleatórios; ao contrário, são de tal modo governados pelo conselho secreto de Deus, que nada acontece senão o que ele, consciente e deliberadamente, o tenha decretado.

Martinho Lutero – “...Provoco vosso Baal, o insulto e desafio, para que crieis pelo menos uma única rã em nome e no poder do livre arbítrio”.

Tomás de Aquino –  Entendia que Deus é que rege o ser e o agir das criaturas por ele criadas “Dios no sólo da las formas a las cosas, sino que también las conserva en el ser, y las aplica
a obrar, y es fin de todas las acciones, como dijimos” (Deus não somente da forma as coisas, mas também as conserva no ser, e as aplica ao trabalho e, é o fim de todas as ações, como dissemos).

Agostinho –
Primeiros Cristãos –
Apóstolos – Entenderam que Deus escolhe com base em sua vontade soberana ( At 13.48): “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
Jesus – Ensinou que somente os escolhidos são levados por Deus a ele (Jo 6.65): “E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.
Profetas – Falaram da Soberania divina sobre a vida humana (Jr 10.23): “23Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos
Patriarcas – Reconheceram a Soberania de Deus na Escolha (Gn 12.1-3) “1Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus – Escolhe e Determina (Rm 9) “14Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15Pois ele diz a Moisés:
Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17Porque a Escritura diz a Faraó:
Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
A soberania de Deus
19Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”

Se Você é um Cristão Bíblico, logo será Calvinista, então fique feliz, você está em boa companhia!!!





sábado, 30 de março de 2013

IGREJAS DEFORMADAS SEMPRE SE DEFORMANDO - A CORRUPÇÃO IDEOLOGICA E A IMPLANTAÇÃO DE UMA DITADURA MARXISTA



Corrupção pode ser analisada em várias instancias, desde a social ate mesmo na religiosa. Todavia, no sentido religioso, a corrupção não se refere simplesmente ao campo financeiro, mas também no moral e teológico, desde que certos preceitos, se modificam no passar do tempo.
a.    A nível sócio-político.
A Corrupção no cenário político social, é algo que todo o Brasileiro constata, desde que seja consciente. O Brasil demonstra certa inclinação desde sua fundação. Onde a colônia foi de extração, não de construção. No solo Pátrio, por mais de 300 anos foi proibido a entrada de livros no Brasil, os que entravam eram contrabandeados, a vigilância se dava por meio da igreja católica e do império. A ideia era que nem o iluminismo e nem o protestantismo aqui chegasse.
O resultado foi a criação da cultura do “bem falante” não do “letrado”, o povo desde tempos antigos tem sido levado a cabresto pela ignorância promovida pelas autarquias superiores da nação, outrora imposta, ora auto-imposta.
Não se poderia esperar nada além de escândalos que atravessam gerações e aberrações em todas as áreas, desde a Jurídica à política, falta de tradição na defesa pela liberdade e de uma desinteligência constitucional internacionalmente reconhecida.
O Brasileiro não faz questão de ter memória boa, pois lembraria que os grandes ataques à constituição, à consolidação das Leis do Trabalho e a justiça tem sido feitas sumamente nesta última década.
As maiores palhaçadas políticas são notórias, apenas pede-se que se leiam os jornais e revistas.
 O mensalão é o flagrante uso do dinheiro federal para a compra de votos, o que, aliás, comprovada a compra, a corrupção, a formação de uma quadrilha que amealhou recursos para impor a decisão do Governo.
O Legislativo não deveria ter outra opção moral/legal a não ser invalidar as aprovações que foram compradas pelo governo Lula. Porém a questão esta mais para saber se lagosta quando boia, nada ou quando canguru quando pula, voa. Não é em vão que Charles de Gaulle concluiu que o Brasil não é um país sério. De Gaulle tinha razão, Genoíno e sua trupe voltaram ao poder, quem duvidaria? Se o próprio Ali Babá de 9 dedos ainda assombra o palácio do Planalto.
Atualmente a corrupção não é mais velada, mas escancarada, pois o que parecia impossível aconteceu; o povo tornou-se embrutecido pelas constantes notícias de escândalos, os sintomas de lepra moral crassa de norte a sul tornando insensível o País.
b.    A nível religiosos teológico.
A Teologia corrompida pela ideologia foi o mais duro golpe que a religião já enfrentou. Tire a Bíblia do Catolicismo e ele seguirá sendo o que sempre foi, uma religião sincrética, sacramental, ritualística. Tira a Bíblia do Protestantismo e ele acabará, pois o protestantismo tem a Bíblia como sua regre de fé e prática e na Bíblia esta o supremo tribunal a se apelar em momentos de dúvidas ou decisões.
A luta de todo o cristão sincero foi em demonstrar sua fé em consonância com o já escrito e crido por milhões que viveram antes, a fé numa mensagem outrora proclamada oralmente pelos apóstolos e que hoje esta nos evangelhos, cartas e apocalipse.
O Cristianismo foi tão impactante no ocidente, que até mesmo ideologias que odiavam o cristianismo tentaram impor à força aquilo que o cristianismo traz a humanidade, o que acontece no âmbito espiritual e foi prometido para a eternidade as ideologias corromperam para o aqui e agora.
Quantos Cristãos tem abraçado o Marxismo? Inumeros, todavia o marxismo é uma perversão de uma virtude cristã, o comunitarismo. Líderes Cristãos atuais flertam com o Marxismo, influentes como Ariovaldo Ramos, conhecido e afamado – seus elogios ao perverso Hugo Chaves chegam parecer piadas inglesas.
Seus devaneios esquerdistas fariam Stalin rir de tanta palhaçada daqueles que chamava de “idiotas úteis”. Ao declarar que Deus estaria do lado daqueles que defendem a luta de classes Ariovaldo demonstra desconhecer ou ideologizar a bestialidade marxista: “Eu quero (diz Ariovaldo Ramos) o socialismo dos crentes que, em meio à marcha dos trabalhadores e, diante do impasse do confronto com as forças do estabelecido, grita ao megafone: companheiros, avancemos! Deus está do nosso lado! 4
O Fato é que o socialismo decreta em seu cerne uma relativização impar na moralidade das interações sociais. Trotski já havia escrito um título que diz tudo: “A moral deles e a nossa”.5
Neste relativizar, o certo e o errado são determinados pela ideologia e em última análise pelo partido, que governam as mentes, como parasitas alojados na consciência. Não mais os ditames de Deus na Bíblia são autoritativos, mas relativizados segundo a conveniência de cada militante, desde que alinhada com a corrente principal, o hospedeiro parasitário que governa a superestrutura.
Aqui em terra Brasilis, estamos no estágio da boa fé, Besançon (2000) assevera que: “ no começo, uma parte importante da população recebe de boa fé a pedagogia da mentira. Ela entra na nova moral, com seu patrimônio moral antigo. Ela ama os dirigentes que lhe prometem a felicidade, ela crê que é feliz, ela pensa viver na justiça. Ela detesta os inimigos do socialismo, ela os denuncia, aprova que sejam expropriados, que sejam mortos. Ela apoia o crime sem se dar conta, ao mesmo tempo ela embrutece por ignorância, desinformação, raciocínios falsos. Ela perde suas referencias  morais.”6
Mesmo com tudo isso, no próximo estágio, os “gerentes” da ideologia não creem mais nelas, mas continua falando sua linguagem, e cuida que essa linguagem, que eles sabem ser mentirosa, seja a única falada, pois esse é o sinal de sua dominação. O “companheiros” gerentes da ideologia acumulam privilégios e as vantagens, transformando-se numa casta, e entre eles, diz Alain: a corrupção é generalizada. Entre o povo, não se comparam mais seus membros a lobos, mas a porcos 7.
A corrupção tanto a nível social quanto religioso é escandaloso, Igrejas defendendo causas de LGBTs como uma igreja dita reformada, na qual a poucos dias tive trocando e-mails, seu ex-pastor, notório defensor de ideologias beligerantes, resultado de uma deformação teológica que vou tratar no próximo artigo. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Igrejas Deformadas sempre se Deformando Introdução ao assunto/recorte temporal



Inicio este artigo, usando um lema que serve para muitas igrejas de cunho “pseudo-reformado”, pois não detém mais nada ou quase nada que lembre a reforma, a não ser talvez o nome da igreja ou a liturgia, pois Teologicamente, estão mais próximas dos antigos hereges ou libertinos de Roma, sendo, portanto um elemento deformado, e que segue se deformando à medida que rejeita obstinada e seguidamente os preceitos reformados em todos os âmbitos, o que equivale a dizer que rejeitam dessa forma a fonte e o espírito da reforma, apossando-se todavia de uma casca cadavérica e desfigurada a qual denominam “herança reformada”, que nada mais é do que uma falácia para enganar os teologicamente deficientes e os intelectualmente desinformados.
As Igrejas oriundas da reforma Protestante, que seguem fiéis aos princípios éticos e teológicos oriundos de Wittemberg e Genebra.
As Igrejas deixam de ser reformadas em sua essência, quando passam a adotar outros pontos teológicos alheios aos princípios tradicionais éticos e teológicos defendidos pelos cristãos oriundos da reforma, como: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria.
Dentre os documentos reformados importantes, faz-se  bem lembrar: os Catecismos de Westminster e Heidelberg, os cânones de Dort, e a Confissão de fé de Westminster, bem como teologicamente adotar o método Histórico Gramatical como ferramenta auxiliar para a interpretação das escrituras. Posto esse primeiro elemento para distinção entre reformado e deformado

Igreja e estado

A Igreja Cristã esta sujeita unicamente a Cristo, mesmo que deva obedecer as autoridades civis onde estas autoridades não usurpem autoridade que é devida somente a Deus e seu Cristo, e enquanto as leis civis não sejam frontalmente contrárias as leis divinas – entre homens e Deus não resta dúvidas a qual dos dois a Igreja obedecerá. Todavia como reforço enfatizo – Cristo e somente a Ele.
A Laicidade do Estado não deve ser entendida como que o estado deva ser irreligioso, todavia, O Brasil esta levando a cabo um estratagema Marxista Stalinista, onde os símbolos e os elementos da ética, moralidade e fé estão sendo retirados da nação para que o povo esqueça o que um dia aconteceu e viveu. Em 1929 Stalin: “promoveu diferentes manobras de apagamento, na memória do povo, das práticas e concepções leninistas de ação revolucionária e a partir da proibição de rememorar o ideário trotskista, o regime stalinista produz discursos que promovem o ‘esquecimento’1, segundo Sériot: “não há nenhum pais do mundo onde as descontinuidades discursivas tenham sido tão violentas. É como se a memória de uma nação inteira tivesse sido apagada 2.
Não é isso que se tem visto no Brasil nos últimos anos, através da comissão da verdade? Que é unilateral, das tentativas de tirar a referencia a Deus no dinheiro? Dos constantes ataques ao Cristianismo?
Aos poucos estão apagando tudo o que o Cristianismo tem trazido a nação, e para esta desconstrução, até mesmo pessoas de lideranças midiáticas tem contribuído, sendo um estereótipo caricato de cristão.
A.   Arena de Atuação
A Igreja tem sua área de atuação invariavelmente na proclamação do Evangelho, não deve se engajar política ou ideologicamente, a igreja que faz outra coisa que proclamar o Cristo Ressuscitado perdeu o foco e serve ao Marxismo ou Fascismo.
     
A Ideologia

O Engajamento dos militantes de partidos marxistas, hoje no poder através do PT e seus aliados, bem como seus braços de promoção de desestabilização como MST, e todas as formas de “ismos” que recebem dinheiro público para promoção de ideologias demonstram o adiantado estado de desconstrução social em que o Brasil se encontra.
A ideologia tem o poder de produzir evidencias e impô-las de uma forma tal que o sujeito não perceba que esta sob a influência ideológica3, Tanto a nação quanto a Igreja de tempos em tempos flertam com ideologias absurdas e anticristãs. Durante a implantação do Marxismo no leste europeu, não poucos pastores e padres, passaram a usar a linguagem ideológica comunista, mudando até mesmo a forma de saudação comum, chamando-se de “camaradas” o que aqui no Brasil equivale ao “companheiro”.
Porém é interessante definir ideologia. Nas palavras de Faraco (2003) : “algumas vezes, o adjetivo ideológico aparece como equivalente a axiológico. Aqui é importante lembrar que, para o circulo de Bakhtin, a significação dos enunciados tem sempre uma dimensão avaliativa, expressa sempre em posicionamento social valorativo. Desse modo, qualquer enunciado é, na concepção do circulo, sempre ideológico, para eles não existe enunciado não ideológico”.
Portanto, assim como não há possibilidade de saber científico ou filosófico isento de preceitos, não há igualmente qualquer enunciado que não seja em ultima análise ideológico em seu cerne e mensagem transmitida.
Dessa forma, trago o assunto para a arena interna da igreja e suas cercanias. A igreja que se empenha em tratados políticos esta empenhada com uma forma de cristianismo distorciso, pois a igreja não foi chamada para defender interesses humanos de quem quer que seja, mas ser uma voz profética de Deus na terra através de proclamação do evangelho.
Muitas alas no protestantismo tem assumido a si o papel de serem legítimos representantes do legado apostólico. Há os néo-puritanos, são como viúvas de um período que não volta, parecem venerar um modo de pensar típico do século XVII e XVIII.
Também aqueles que se denominam fundamentalistas, arrogando a si mesmos a única forma de ver a escritura, desprezando os demais, um tipo de cristianismo com a cara do Tio Sam, inclusive com seus defeitos crassos.
Entretanto nenhum outro tipo de teologia foi mais danoso à igreja quanto o liberalismo teológico oriundo das escolas alemãs, tendo Rudolf Bultmann e Paul Tillich como grandes defensores, juntamente com outros não menos famosos como Harnack.
Já escrevi sobre o liberalismo em outros artigos, e não o farei aqui novamente, apenas elencarei mais adiante o resultado dessa linha de teologia nas igrejas tradicionais e pentecostais.